Translate

Pesquisar

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Rio da cidade

 Estou na cidade de Jacaraci estado da Bahia e agora escrevo este artigo sobre nascente, tratamento de água e saneamento básico ou seja mais uma nascente degradada pelo homem. 
Havia uma nascente de água que abastecia a cidade, as mulheres lavavam roupas nos rios e no local construíram um banheiro público onde homens e mulheres faziam fila para tomar banho na bica.  Segundo moradores, hoje  tem 1 poço anestesiamo construído pela prefeitura e 4 pela Empresa baiana responsável pelo tratamento de água (EMBASA). A mata que havia as margens do rio era de propriedade particular e fora desapropriada pela prefeitura para construção de um balneario, obra que supostamente foi denunciada pela secretaria do meio ambiente por destruir um manacial e atualmente está parada. Fato é que o rio do Banheirão já foi significativo como um cartão postal da cidade de Jacaraci e hoje está abandonado, quase seco e o líquido que escorrega por seu leito está sujo e fétido prejudicando as árvores as margens.
 O prefeito Detinho disse em uma entrevista exclusiva, que tem interesse em preservar a cultura da cidade e pretende construir um acervo para guardar e exibir artigos, contudo admite o descaso dos patrimônios históricos como a derribada de casas antigas nas gestões de prefeitos anteriores. 
 Abaixo algumas fotos que tirei do local que era um cartão postal da cidade. Hoje essa beleza só existe na lembrança dos que tiveram o prazer de ver.
Bica d'água onde pessoas ainda tomam banho

Na parede está escrito banheiro público, mas fica trancado


Córrego onde é jogado o esgoto da cidade

Encanamento do Banheirão

Entrada do Banheirão

Empresa baiana responsável pelo tratamento de água

Córrego de esgoto da cidade

Água antes de cair na bica

Água na barragem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que acha da postagem que acabou de ler?