Translate

Pesquisar

terça-feira, 16 de setembro de 2014

O pequeno livro

 O protótipo  do livro infantil exibido durante a 9ª Mostra cultural de Paraisópolis foi doado para uma ONG, mas você pode ler grátis aqui.

Mundo da grande formiga

 Em uma casa na colina mora uma linda menina que adora passear no bosque. Levanta cedinho, bebe leite achocolatado, come pão quentinho com geleia de morango e assim que termina a refeição matinal, corre para aventura. Quando não tem aulas ela passa o dia no jardim colhendo flores e brincando. O nome dela é Luana, mas prefere ser chamada de Lu.
 Nesta colina tem uma grande, mas grande mesmo formiga comilona que passa o dia inteiro cortando as folhas verdes e carregando para seu formigueiro. Essa praga agrícola é vermelha e tem na boca um alicate afiado que utiliza para morder e cortar. Quando Lu a encontrou destruindo sua horta, ficou brava e tentou levá-la para o outro lado do rio, mas a saúva se defendeu com seus dentes agudos. Esse fato fez Lu lembrar sua tia ruiva que trabalhava o dia inteiro e quando crianças entravam em seu dormitório, ela os beliscava com tanta firmeza que parecia picada de inseto. Notando a semelhança, resolveu chamá-la de Luiza.
  Lu é uma criança curiosa, gosta de animais e fazer amizades. No mundo da grande formiga tem muitas aves: Pavão, Irmãos Marrecos, pássaro Azul e sua namorada e também a tartaruga Tita. Todos eles vivem em harmonia e Lu brinca com eles e diz emocionada:
 _ Te amo! Te adoro! Amor! Fofo!...
 Assim que possível, toca-nos com carinho e beija-os. Só evitava acariciar Luiza porque ela mordia.
 Lú levava salgados e colhia frutas no pomar para piquenique no mundo da grande formiga. Assim a brincadeira não era interrompida quando a barriga roncava.
 De repente, nuvens negras cobriram o céu. Os pássaros Azuis voaram para o alto, Tita andou para o lago, Irmãos Marrecos e Pavão fugiram para o poleiro e Lu ficou sozinha.
Subitamente, apareceram 2 tigres adolescentes. 

Apavorada, Lu subiu em uma árvore e gritou:
 _ Vão embora seus monstros!
Os tigres não entenderam a ordem!
 _ Monstros? Onde?
O outro respondeu:
 _ Acho que ela está falando conosco.
 No galho do carvalho, Lu perguntou apreensiva:
 _ O que vieram fazer no mundo da grande formiga?
 _ Nós estamos de passagem. Estamos voltando para nossa casa e para nossa família. E você por que nos chamou de monstros?
 _ São 2 gatos horríveis e famintos querendo me devorar.
 _ Que isso? Não somos gatos. Somos primos. Meu nome é Bartolomeu e esta é a tigresa Lili. Fugimos do zoo porque estamos com saudades de nossos pais.
 _ Está bem. Eu vou descer e abraçar os novos amigos _ Disse Lu, porém assim que desceu da árvore, bateu um galho seco na cabeça de Bartolomeu e enquanto Lili o consolava, a menina fugiu para casa.
 Com a pancada na cabeça, Bartolomeu ficou zonzo, olhou para o céu e viu 2 planetas de saturno girando na expansão.



 Enquanto isso, Lu tomou um banho refrescante, comeu um pedaço de pizza, bebeu refresco de guaraná, escovou todos os dentes e dormiu tranquila.
 Mais tarde, acordou e sentiu o calor do sol que surgia entre as montanhas e atravessava a janela de seu quarto. Trocou o pijama por um vestido vermelho, lavou o rosto e sentou-se a mesa para o desjejum. Aquela manhã não foi ao jardim. Queria brincar com os animais, mas temia ser devorada pelos forasteiros, então ficou desenhado os seus amigos.
 Os pássaros Azuis pousaram na janela trazendo no bico flores do campo e disseram:
 _ Para você que é um amor.
 Lu recebeu o presente e agradeceu o carinho recebido. O pássaro Azul disse:
 _ Sentimos sua falta. Está uma linda manhã lá fora. Por que não foi brincar conosco?
 _ Estou com medo dos tigres.
 _ Por quê? _ Quis saber a passarinha.
_ Eles são ferozes. Não viu que são animais carnívoros? Se eles fossem vegetarianos poderiam morar aqui e seríamos bons amigos.
 Os pássaros informaram que o dono do zoológico havia encontrado os tigres e levado os de volta pra jaula onde não poderiam causar perigo as pessoas. Lu ficou triste. Queria que os primos Bartolomeu e Lili encontrassem a família. Pediu a sua tia que a levasse ao zoológico e teve uma surpresa ao ver os animais felizes.
 Bartolomeu lhe cumprimentou!
  _ Olá menininha esperta!
  _ Olá Bartolomeu! Vocês são bem tratados aqui?
 _ Sim. Estamos contentes, pois os meus pais e os pais de Lili estão aqui ao nosso lado.

 Os tigres apresentaram a família para Lu enquanto tia Luiza alertava a menina não ficar muito perto da jaula que era perigoso.  Lu despediu dos tigres e voltou para casa nas colinas, mas sempre que podia visitava o zoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que acha da postagem que acabou de ler?